Acompanhe a Aqualita

nossas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Thamiris Lima

5 motivos para começar a praticar natação hoje mesmo


Além de ser um dos esportes mais completos, a natação é um exercício divertido, saudável e desafiador por ser praticado na água. Modalidade presente em academias de grande porte, engana-se quem pensa que é praticada apenas por quem quer manter a forma. Para as crianças é pura diversão e uma forma de se conectar ainda mais com os pais. Para outras pessoas, ajuda a melhorar e prevenir doenças. E nesse calorão, nada melhor do que se refrescar em uma piscina e ainda ver grandes resultados no seu corpo.

Ainda não está convencido? Confira a seguir cinco motivos para ir se matricular em uma aula de natação hoje mesmo.

1. Emagrecimento saudável

A natação é uma excelente alternativa para quem busca um novo exercício aeróbico. É uma das atividades que mais apresenta resultados. Também pode reduzir o risco de algumas doenças associadas ao excesso de peso, como a diabetes. Uma hora de treino pode eliminar entre 600 e 800 calorias.

2. Combate à artrite

A terrível inflamação de articulação que é o pesadelo de muita gente pode ser amenizada com a natação. Para quem tem a doença é essencial manter o corpo em movimento e flexível. A atividade na piscina pode ajudar a fortalecer os grupos musculares e liberar a tensão das articulações de forma menos dolorosa, pois não tem impacto.

3. Auxilia o ganho muscular

Levantar peso e repetir séries intermináveis não são os únicos métodos capazes de provocar a hipertrofia (crescimento dos músculos). Os nadadores de alta performance com perfeita definição muscular são a prova disso. Além de instigante, a natação proporciona o fortalecimento de ombros, costas, braços, pernas e aumenta o condicionamento físico. É importante saber que a hipertrofia só acontece com músculos fortalecidos, por isso o ideal é que haja uma harmonia entre musculação e natação, possibilitando o desenvolvimento da musculatura de forma saudável.

4. Combate problemas respiratórios

A natação é a atividade mais indicada para tratar problemas respiratórios. É frequente os casos de cura de asma na piscina, pois ao nadar a pessoa aumenta a resistência dos pulmões, diminuindo as crises asmáticas. A bronquite também pode ser controlada, pois a prática do esporte ajuda a dilatar os brônquios e, consequentemente, diminui as crises de tosse e falta de ar.

5. Diversão para todas as idades

Não é raro ouvir um pai dizer que se diverte tanto quanto o filho que acompanha na natação. Com aulas em grupo, música e muita animação, é possível se esquecer facilmente que está praticando um exercício. A atividade também libera hormônios do bem-estar, que auxilia contra estresse do dia-a-dia.

Agora que você já está convencido, que tal desempoeirar os trajes de banho e ir participar de uma aula experimental? Não se esqueça de contar suas experiências nos comentários.

#Natação #Saúde #Diversão #Emagrecimento

205 views