Acompanhe a Aqualita

nossas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Thamiris Lima

Volta Internacional da Pampulha: a corrida anual mais famosa de BH


Todo mundo já deve ter ouvido falar da famosa corrida que acontece todo mês de dezembro na lagoa da Pampulha, umas das corridas de rua mais populares do Brasil e um marco de Belo Horizonte. Mas você conhece a história por trás da Volta Internacional da Pampulha?

História da volta da Pampulha

A prova que está próxima de completar sua maioridade, teve sua primeira edição realizada em 1999. É realizada desde o início no mesmo local, com um percurso oficial de 17.800m. Seu bom volume de premiação atrai atletas de elite de todo o Brasil e de outros países. A prova também tem certificado internacional e é transmitida ao vivo em TV aberta para o país inteiro.

Em 2012, devido às obras da Copa, a corrida teve seu trajeto alterado tanto no sentido da volta - sentido anti horário -, quanto na distância do percurso para 18.650m, após a largada e chegada serem definidas no Estádio Mineirão. Porém a mudança durou pouco e, em 2013, a largada voltou para a tradicional Praça Alberto Dalva Simão, assim como a distância do percurso para o para o usual 17.800m.

No parâmetro geral, o evento também é conhecido e elogiado por sua ótima organização, segurança, exposição na mídia, sua distância desafiadora e fora dos padrões de outras maratonas e meia maratonas. A inclusão da corrida também é outro ponto forte, com um pelotão para cadeirantes, outro para atletas com variados tipos de deficiência, o pelotão geral, premium, e os tradicionais elite feminino e masculino, com o tempo de largada variado entre eles.

Uma das curiosidades mais interessantes da Volta Internacional da Pampulha é que seu primeiro vencedor foi um dos atletas mais conhecidos e queridos do atletismo, Vanderlei Cordeiro de Lima. Famoso por seu espírito esportivo depois do ataque que sofreu durante a maratona nas olimpíadas de Atenas 2004 e lhe custou a tão sonhada medalha de ouro, Vanderlei deu a volta por cima e se tornou símbolo do esporte brasileiro após receber a grande honra de acender a pira olímpica no Maracanã, durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio 2016.

Edição 2016

A edição 2016 da competição acontecerá no dia 4 de dezembro (domingo). Os atletas farão a largada em pelotões específicos nos seguintes horários:

Categoria cadeirantes:

Largada a partir das 07h35min em pelotão único.

Categoria elite feminino:

Largada a partir das 07h45min em pelotão único.

Categoria elite masculino:

Largada a partir das 08h00min em pelotão único.

Pelotão premium:

Largada a partir das 08h00min em pelotão único.

Categoria atleta com deficiência:

Largada a partir da 08h00min em pelotão único.

Pelotão Geral:

Largada a partir das 08h00min em pelotão único.

*Os horários citados acima, poderão variar entre 5 e 10 min a mais.

#corrida #voltainternacionaldapampulha #atletismo

73 views