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  • Thamiris Lima

5 dicas importantes para você que quer começar a praticar musculação


A musculação é hoje uma das modalidades de exercícios mais praticadas nas academias pelo mundo. Amada por muitos e temida por outros, não se pode negar a importância desse treino para a saúde do corpo e qualidade de vida.

Engana-se quem pensa que a musculação é indicada exclusivamente para quem deseja ganhar massa muscular (hipertrofia). Para quem deseja queimar gordura é essencial aliar exercícios aeróbicos com os de força para evitar a flacidez. Por isso há tanta oferta e procura da modalidade nas academias. Se você quer começar a treinar musculação confira a seguir 5 dicas importantes que a Aqualita separou:

1 - Tempo e frequência

Não exagere! Para iniciantes, o ideal é que comece com uma frequência de treino de três vezes por semana, variando entre 40 minutos e uma hora. O tempo é ideal para não perder o ritmo e dar tempo ao corpo para se acostumar à nova rotina.

2 - Uso dos aparelhos

Comece a treinar com os aparelhos. Pessoas que estão iniciando o treino de musculação compreensivelmente têm mais dificuldade ao realizar os movimentos com pesos livres por exigem mais técnica e experiência em sua execução. Os aparelhos, no entanto, ajudam a guiar o movimento e diminuem a chance de erro de postura, movimento e afins.

3 - Treinamento muscular

Ao iniciar os treinos é fundamental que comece exercitando os grupos musculares maiores e depois, sempre com o auxílio de um professor, ir alternando para os menores. Os principais grupos musculares trabalhados nos treinos iniciais são:

  • Superiores: Peitoral / Dorsal / Deltoide / Bíceps / Tríceps

  • Core: Abs / Oblíquos / Paravertebral (musculatura inferior das costas)

  • Inferiores: Quadríceps / Glúteos / Isquiotibiais / Panturrilhas

4 - Precisão dos movimentos

Quando ainda estiver nos aparelhos, antes de iniciar os pesos livres, leve em consideração a importância de se aprender a realizar os movimentos com precisão. Faça os movimentos aplicando a técnica da melhor maneira possível, optando por movimentos mais amplos em relação aos mais curtos. Lembrando que uma execução bem feita dos exercícios preserva suas articulações.

5 - Alimente-se bem e descanse

Uma boa alimentação associada a qualidade do sono são essenciais para os resultados dos treinos. Reserve seu direito de dormir pelo menos oito horas por dia e tenha uma alimentação balanceada. A energia gerada através dos nutrientes ingeridos serão utilizados pelo organismo para construir novos tecidos.

Gostou das nossas dicas? Então que tal começar o seu treinamento hoje mesmo? Compartilhe essa publicação e ajude-nos a divulgar nosso material.


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