Treinamento funcional: conheça os exercícios e benefícios


Um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais, o treinamento funcional é a solução para quem está cansado de fazer sempre os mesmos exercícios da musculação. Ele se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como correr, pular, puxar, agachar, girar e empurrar. O foco dos movimentos é trabalhar a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

Exercícios

Os exercícios do treinamento funcional geralmente são feitos em circuitos, com o auxílio de acessórios como halteres, bolas, elásticos, cordas e etc. Durante o circuito o praticante deve seguir uma ordem de atividades determinada, sem intervalos, até o fim da sequência.

Benefícios

O treinamento funcional pode ser praticado por qualquer pessoa, mesmo por quem não faz nenhuma atividade física, desde que não tenha nenhuma restrição médica. Dentre seus principais benefícios destaca-se a tonificação muscular, maior complexidade nos movimentos, a melhora na postura, mais equilíbrio, agilidade, flexibilidade, alívio das dores nas costas e melhora do sistema cardiorrespiratório. O fato de tonificar os músculos faz com que a atividade exija um grande gasto calórico, o que, consequentemente contribui para um emagrecimento saudável.

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